(12) 3634-6565(12) 3634-6566
Cobrança das taxas em atraso com a... ...significa:
receita em dia para o seu condomínio!
Receita mensal garantida com a... ...significa:
tranquilidade para o seu condomínio!
Atendimento aos condôminos pela... ...significa:
síndico mais disponível para o seu condomínio!
Conciliação das taxas atrasadas com a... ...significa:
acordo justo e transparente para quem atrasou!

Segurança em elevadores: tudo o que você precisa saber

Elevadores são equipamentos em que sua função primária é levar seus usuários de um andar a outro com conforto, comodidade e velocidade, garantindo a acessibilidade de todos a todos os andares de qualquer empreendimento.

 

Algo que pode não ser notado pelos usuários é que eles na verdade entregam sua vida à segurança deste equipamento, pois trata-se de uma caixa de metal suspensa por cabos de aço e contrapesos.

Não apenas por esse motivo com frequência escrevemos sobre a necessidade de se manter a manutenção preventiva em dia, agora traremos a você informações sobre a segurança dos elevadores e pontos que devem ser observados.

Quais os principais pontos de checagem para saber se meu equipamento é seguro?

Manter a manutenção preventiva em dia garantirá a quem administra um ambiente com elevadores uma maior tranquilidade em saber exatamente o estado do seu equipamento, mas mesmo com manutenção frequentes, problemas podem aparecer. Vamos conhecer alguns pontos que trazem aos usuários maior segurança durante o uso de elevadores:

Fique atento aos limites do seu elevador

Os elevadores são equipamentos que são preparados e dimensionados para suportar um limite exato de peso, muitas vezes o usuário comum não percebe a existência deste limite mesmo com a placa dentro do elevador o informando. O pensamento mais comum é: “- tem 15 pessoas aqui, mas cabe mais um, pode entrar! ” mas a placa dentro do elevador diz que o limite é 14 pessoas. Ou até mesmo o elevador de serviço onde os usuários lotam de peso por ainda ter espaço, mas os volumes são pesados e podem exceder o limite estabelecido para o equipamento.

Neste ponto é importante treinar os funcionários no empreendimento para que detectem essas situações de insegurança e repreender o mais rápido possível, logicamente, com cordialidade. Este treinamento é valido para os mais diversos tipos de funcionários, desde os da limpeza até os de vigilância que podem analisar esses perigos via o sistema de CFTV.

Portas automáticas

As portas automáticas são os primeiros e principais pontos que remetem a segurança dos usuários, lembre-se que prédios com elevadores não existe limite de andares e podemos conferir na história pessoas que sofreram quedas em fossos de elevadores simplesmente por terem aberto a porta e não repararem que o elevador estava no andar.

Parece algo ridículo, mas quando entramos no modo automático, por diversas vezes, temos atitudes que não nos lembramos mesmo quando questionados exatamente após fazer e afinal, quando a porta do elevador abre, esperamos que ele esteja ali, correto? Então se em algum momento, uma porta se abrir sozinha ou mesmo for fácil sua abertura mesmo sem o elevador estar no andar, interdite imediatamente o equipamento, isole a área e chame um técnico, lembre-se, uma vida vale muito mais que seu equipamento funcionando.

Sistemas de alarme de emergência e comunicação com a cabina

Por ser uma função que não é muito usado, o botão de alarme de emergência assim como o sistema de comunicação com a unidade interna pode apresentar defeitos que somente serão notados quando o mesmo for necessário e que por não funcionar pode trazer pânico, desespero e até raiva nos usuários em caso de uma emergência. Uma inspeção regular deve ser feita para garantir o perfeito funcionamento deste sistema.

Treinamento dos profissionais envolvidos

Em empreendimentos sejam eles comerciais ou residenciais temos diversos profissionais que nos cercam, sejam eles de manutenção geral, zeladores, gerentes, porteiros ou até mesmo ascensoristas. Estes profissionais devem ser treinados para os principais tipos de situações, tanto no manuseio correto do equipamento, quanto na forma de se comunicar com os usuários durante uma paralisação. Funcionários bem treinados e que tem o costume de usar e manusear o seu equipamento podem prever falhas, resolver pequenas panes e também comunicar à gerencia o momento ideal de se chamar a manutenção preventiva.

Estes são os principais pontos que garantem a segurança dos usuários durante o seu funcionamento, mas você sabe como isolar de forma correta um elevador com defeito?

Tão importante quanto garantir os sistemas de segurança para os usuários em perfeito funcionamento e lembre-se que não chegamos a comentar sobre a parte técnica de segurança, mas sim apenas as partes em que os usuários estão envolvidos, é saber como isolar a área de um elevador para o caso de pane evitando assim maiores prejuízos.

1 – Garanta que não há ninguém dentro do equipamento

Se o equipamento apresentou uma falha grave que ponha em risco a vida dos seus usuários você já sabe que deve parar o funcionamento dele imediatamente, quando acontece desta forma, geralmente você é avisado do problema e você decide pela desativação do equipamento. Mas quando ocorre uma pane durante o seu uso, o primeiro passo a se tomar é entrar em contato com a cabine, visualizar as câmeras e garantir que o equipamento esteja totalmente vazio.

2 – Verifique se há a possibilidade de trazer a cabine até o térreo

Avalie a situação, pense com calma antes de agir e se necessário for, entre em contato com seu técnico e tire a dúvida, sendo possível, traga a cabine até o térreo com o fim de garantir o fácil acesso ao técnico e até mesmo para o caso de uma falha grave, a cabine estar próximo ao solo minimiza os danos. Não havendo a possibilidade ou estando em dúvidas, deixe-o parado onde ele se encontra.

3 – Desligue a chave geral de energia (disjuntor) deste equipamento

Independente do equipamento ter uma chave interna que desliga o aparelho, muitas vezes essa chave apenas evita que o equipamento seja chamado ou desliga apenas as partes lógicas do equipamento. O desligamento apenas na chave, pode causar a sua reativação para o caso de alguém que colocou uma chave qualquer no local e conseguiu virar – e acredite, isso acontece. O desligamento na chave geral daquele único equipamento, evita danos nas partes logicas e peças que possam ter sido afetadas e evita que ele seja reativado acidentalmente.

4 – Verifique todas as portas de acesso do pedestre ao elevador parado e sinalize

Pode ocorrer durante uma pane, algumas de suas portas podem permanecer abertas ou até mesmo fracas e fáceis de abrir, faça a análise de todas as portas e feche as necessárias. Importante também é sinalizar que aquele equipamento encontra-se em manutenção, este passo possibilita que o usuário procure um outro equipamento para uso ou até mesmo escolha outro meio para se locomover como escadas ou rampas.

5 – Verifique se nas portas do seu equipamento existe a trava de segurança

Equipamentos mais antigos foram feitos para serem usados com ascensoristas e operadores especializados apenas para aquela função, hoje em dia com tudo automatizado, alguns equipamentos vem com uma trava de segurança para que você possa trancar todas as portas ou algumas delas, esse passo é importante para evitar a abertura acidental ou garantir a não abertura.

6 – Para o caso de portas apertas, tape imediatamente com tapumes de madeiras

Em alguns momentos, dependendo da pane, o equipamento pode travar e permanecer com as portas abertas ou até por defeito, alguma porta perder pressão e ficar com fácil abertura. Estes casos quando encontrados devem ter a área imediatamente isolada e a porta coberta por tapumes de madeira. Não cubra apenas com um pano ou tecido, muito menos coloque apenas um cone com uma placa, o pano não permite a visão e como consequência a não se sabe o que está atrás, podendo causar acidentes a pessoas desatentas e apenas um cone com uma placa os principais acidentes podem ser com crianças, animais e curiosos.

Os usuários confiam suas vidas nos elevadores e não se esqueça que você, gestor de empreendimentos, também já que muitas vezes temos que utiliza-lo várias vezes por dia. O investimento em segurança de um elevador é baixo e podem evitar problemas maiores, pergunte a sua empresa de manutenção e pergunte sobre o treinamento de sua equipe para os diversos tipos de situação que podem ocorrer e formas de prever danos. Lembre-se, se uma vida vale muito, imagine quatro, seis, oito, dez, ou seja, a capacidade do seu elevador!

Fonte: Elevadores Orion Lift | Segurança em elevadores

Portal do Condomínio

Contato

  • R. Dr. Pedro Costa, 483 • sala 46 • Centro • Taubaté / SP
  • (12) 3634-6565
  • (12) 3634-6566
  • atendimento@garantetaubate.com.br