(12) 3634-6565(12) 3634-6566
Cobrança das taxas em atraso com a... ...significa:
receita em dia para o seu condomínio!
Receita mensal garantida com a... ...significa:
tranquilidade para o seu condomínio!
Atendimento aos condôminos pela... ...significa:
síndico mais disponível para o seu condomínio!
Conciliação das taxas atrasadas com a... ...significa:
acordo justo e transparente para quem atrasou!

AVCB em condomínio de casas

O AVCB é uma medida de segurança contra incêndios, obrigatória em alguns casos. Entenda como funciona o AVCB em condomínio de casas.

Medidas de segurança, como o AVCB em condomínio de casas, são sempre bem-vindas. Nem todos os síndicos têm clareza da importância desses mecanismos, pois ficam fixados na não-obrigatoriedade em alguns casos.

Por isso, explicamos um pouco sobre o AVCB aplicável em condomínio de casas. Confira!

O que é o AVCB e quando ele se aplica?

AVCB ou Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros é a certificação dada pelo órgão competente que atesta que determinado local segue as exigências para a prevenção de incêndios.

Em São Paulo, existe legalmente a cobrança para que os condomínios residenciais tenham o AVCB em dia, especialmente em novos empreendimentos.

Em prédios antigos, o Corpo de Bombeiros costuma ser mais flexível para que eles também se adequem às normas. Basicamente, os profissionais envolvidos fazem discussões técnicas para achar soluções assertivas e econômicas que resguardem a segurança e preservem a infraestrutura original.

Obrigatoriedade do AVCB

A obrigatoriedade do AVCB aparece em:

Não precisa de AVCB:

Portanto, é preciso analisar o condomínio de casas para saber em qual hipótese ele se encaixa. Porém, a recomendação aos síndicos é que o Auto de Vistoria seja sempre requerido, pois é a maneira de ter certeza de que todos os equipamentos de segurança estão funcionando perfeitamente em casos de incêndio.

Além disso, a inexistência do AVCB em condomínio de casas pode impedir que a seguradora pague a indenização do seguro em caso de sinistro, alegando negligência do síndico.

Como deve ser feito o AVCB em condomínio de casas? 

O AVCB em condomínio de casas deve ser solicitado por profissionais especializados contratados pelo síndico.

As etapas são as seguintes:

  1. Desenvolvimento de um Projeto de Segurança Contra Incêndio por um engenheiro com as medidas e os equipamentos necessários conforme a realidade do condomínio;
  2. Encaminhamento do projeto ao Corpo de Bombeiros, que o aprova ou o devolve solicitando modificações ou complementações;
  3. Aprovação do projeto mediante vistoria presencial
  4. Emissão do certificado, que normalmente tem validade de 5 anos, mas pode variar.

Será preciso também ter treinamento de todos os integrantes da brigada de incêndio.

Quais cuidados são mais importantes para os condomínios de casa

O síndico de um condomínio de casas deve prezar pelo bem-estar da coletividade, bem como por sua segurança. Com o AVCB para condomínio de casas, ele garante todos os critérios de segurança e prevenção de incêndios dentro do espaço.

É preciso de uma atenção de alta qualidade, pois o AVCB para condomínio de casas precisa estar em dia, deixando o ambiente ainda mais seguro, capacitado e regularizado, evitando assim, multas.

Para tanto, os equipamentos mais adequados para o local são extintoresluzes de emergência, sinalizações de saídas de emergência, hidrantes e mangueiras contra Incêndio.

O AVCB em condomínio de casas é uma medida de segurança fundamental. Sua ausência, quando for obrigatório, pode causar multas caso as irregularidades apontadas pelo Corpo de Bombeiros não sejam resolvidas.

via tudocondo.com.br

Portal do Condomínio

Contato

  • R. Dr. Pedro Costa, 483 • sala 46 • Centro • Taubaté / SP
  • (12) 3634-6565
  • (12) 3634-6566
  • atendimento@garantetaubate.com.br