(12) 3634-6565(12) 3634-6566
Cobrança das taxas em atraso com a... ...significa:
receita em dia para o seu condomínio!
Receita mensal garantida com a... ...significa:
tranquilidade para o seu condomínio!
Atendimento aos condôminos pela... ...significa:
síndico mais disponível para o seu condomínio!
Conciliação das taxas atrasadas com a... ...significa:
acordo justo e transparente para quem atrasou!

Modernizando edifícios: 20 dicas

À medida que as edificações envelhecem, surge a necessidade de obras. Algumas estruturais e funcionais, outras com caráter mais estético. Um piso, uma cobertura ou uma fachada que ainda tenham boa usabilidade são trocados visando modernização arquitetônica, acessibilidade, segurança, adequação a legislações ou mesmo valorização do patrimônio.

O nobre e novo bairro do Setor Sudoeste, em Brasília, tem prédios ainda sendo entregues, e outros que já estão para completar 25 anos de idade. Nota-se que diversos prédios residenciais já passaram por uma revitalização (retrofit) em suas fachadas, portarias, pilotis, salão de festas e áreas comuns. Os prédios que ainda não passaram destoam no horizonte.

Ao mesmo tempo em que muitos veem como positivos esses necessários avanços, uma minoria vê apenas o lado negativo das intervenções: as taxas extras e os transtornos associados à rotina de obras, como sujeira, entulho, barulho e circulação de operários.

No prédio que administro, ao completar 12 anos de sua construção em 2015, vimos a necessidade de contratar empresa de arquitetura para propor uma nova solução técnica para a cobertura do pátio central e revitalização do prédio como um todo. Em agosto de 2016, um lindo projeto de arquitetura definiu cinco etapas a serem concluídas em 10 anos.

No primeiro semestre de 2017, a primeira etapa foi implementada. Removeu-se toda cobertura de policarbonato e suas vigas de sustentação do pátio central, e instalou-se estrutura de lona tensionada. Além de proporcionar uma melhor proteção contra chuva, poeira e sol, passou-se a ter um ambiente mais bonito e moderno, com melhor iluminação natural, temperaturas mais agradáveis, melhor circulação de ar e acústica superior. Mais de 7 toneladas de metal foram encaminhadas para reciclagem. Além disso, os recortes da lona, ao invés de serem incinerados, foram entregues a uma cooperativa de artesãos do DF contratada para confecção de bolsas promocionais do edifício.

Os resultados dessa empreitada geraram prêmios nacionais e internacionais. Ademais, o conjunto do trabalho dos últimos anos mereceu destaque em publicações importantes como no portal Sindiconet (09/2017) ,na Revista Infra (05/18), no site Galeria da Arquitetura(09/18) etc.

Finalmente, com base em minha experiência em administração de condomínios e visão de mercado, listo  20 dicas para a execução de obras em condomínios:

Precisando de indicações, me procure.

Escrito por:

Marcelo Sicoli

*Síndico do Centro Clínico Sudoeste (Brasília-DF),  premiado nacionalmente e internacionalmente. Consultor internacional e corretor de imóveis (Creci-DF 20576).

sindicoccs@outlook.com
Whatsapp: (61)98250-8656

Portal do Condomínio

Contato

  • R. Dr. Pedro Costa, 483 • sala 46 • Centro • Taubaté / SP
  • (12) 3634-6565
  • (12) 3634-6566
  • atendimento@garantetaubate.com.br